terça-feira, 2 de novembro de 2010

EU LI...

... na revista "Kids in Rio" out/nov de 2010 (matéria da Marcella Sarubi) : "De uma maneira geral, as religiões pregam os mesmos valores, tais como praticar o bem, viver sob preceitos éticos, respeitar o próximo e à natureza. Com base nisso é que a psicóloga Suely Engelhard [que foi minha professora no curso de Teoria Junguiana, diga-se de passagem...], terapeuta de casal e família e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e da International Association for Analytical Psychology, acredita na importância do estímulo à prática de ritos religiosos, sejam eles quais forem, para o pleno desenvolvimento da criança em vida adulta: 'A religião é um sistema de crenças reponsável por dar sentido e pertencimento à vida dos indivíduos e que tem por objetivo principal ajudá-los a se tornarem mais conscientes de sua inserção no universo. É também uma das formas de sugerir e potencializar atitudes positivas frente à vida e é papel da família colaborar para este desenvolvimento. Desta forma, é bom lembrar que estimular significa tornar algo atraente e com sentido'".





E você, o que tem a nos dizer a respeito da religiosidade na infância? Comente,deixe sua opinião.

2 comentários:

  1. Oi Vanessa. Adicionei seu blog na minha lista. O meu se chama Im-postura.blogspot.com e você também está convidada a participar dos textos.

    Quanto ao tema, me parece importante pensar no fato de que o que um discurso diz não é necessariamente o que ele é na essência. Nesse sentido, é importante a gente pensar que a religião prega um bem que muitas vezes não pratica. É papo e exemplo pra horas, mas a base é essa.

    Existe um tópico que muito me interessa nesse assunto, que é a maneira como se configura, por exemplo, o lúdico na religião, através dos rituais. Ali reside um ângulo interessante, penso eu.

    Eu acho que a gente pode pescar atitudes "positivas" até mesmo de uma guerra.. mas não entendo uma legitimidade inerente à religião para ensinar isso. A não ser quando se empurra pra debaixo do tapete toda a história de crimes e barbaridades, cometidas em nome dos deuses das religiões, especialmente as monoteístas.

    É isso. Parabéns pelo blog.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Marcelo
    Bom ter você aqui no blog. Vou visitar "impostura", tenho certeza de que vai valer a pena!

    ResponderExcluir