segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ANOREXIA NERVOSA por Vanessa Coutinho




   A busca dos humanos pelo alimento é muito mais do que mera necessidade fisiológica. Ao nascermos, nosso primeiro contato com o mundo é pela boca, e será, de certa forma, um “termômetro” da afetividade. A maneira como uma pessoa se relaciona com a comida revela muito sobre ela mesma, e sua relação com o arquétipo materno.
   A anorexia é um transtorno alimentar que afeta principalmente mulheres, e tem como  característica a restrição da própria alimentação, o que faz com que o anoréxico passe longos períodos em jejum ou coma muito pouco ( uma única maçã durante o dia inteiro, por exemplo). O índice de massa corporal (IMC) inferior a 17,5 é indicativo do transtorno, porém, ainda que excessivamente magras, essas pessoas apresentam uma distorção da imagem, isto é, se percebem como gordas.
   O maior número de casos se encontra em uma faixa etária que varia entre 15 e 22 anos, mas é possível encontrar registros tanto em idades mais avançadas quanto em pré-adolescentes por volta dos 11/12 anos.
   Trata-se de uma doença psíquica que precisa de tratamento, uma vez que suas conseqüências podem ser muito graves: pressão baixa, hipoglicemia, problemas na pele, unhas e cabelos, suspensão da menstruação e, em casos mais severos, até mesmo a morte.
   Mas qual seria a causa desse transtorno? Pode-se dizer que não há uma causa, mas sim um conjunto de fatores: fatores genéticos (pesquisas apontam que pode haver um padrão familiar que predisponha a algum tipo de transtorno alimentar), emocionais (é muito comum que os anoréxicos já tenham sido gordos e tenham sofrido com buylling, apelidos e gozações que contribuíram para a diminuição da auto-estima e a busca desenfreada de se livrar desse “estigma”. Além disso, figuras familiares com dificuldades na troca de afeto, na comunicação e com relações conflituosas podem favorecer ao surgimento e à manutenção dos mais diversos quadros de doenças afetivas) e culturais (em nossa sociedade veicula-se que só os magros são belos e merecedores de amor, sucesso e admiração).
   A anorexia e os demais transtornos alimentares precisam receber acompanhamento médico e psicológico para que o indivíduo recupere sua saúde, aprenda a se conhecer melhor, se aceitar, compreender seus afetos e encontrar maneiras mais harmoniosas de se relacionar consigo mesmo e com seus pares, além de poder voltar a se alimentar de maneira equilibrada, sem medo de se olhar no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário