sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FILHAS

                                                             


Sou alguém que espera poder olhar nos olhos de minhas filhas, quando forem adultas, e ver o brilho que vejo hoje. Poder olhar seus sorrisos quando forem mulheres e ouvir o som que suas risadas têm hoje. tocar minhas filhas, quando tiverem elas mesmas seus próprios filhos com o mesmo afeto com que toco hoje, sendo capaz de sentir o cheiro de suas peles e de seus cabelos. Ao mesmo tempo quero a sabedoria de aceitar que não são minhas, não estão no mundo para "corresponder às minhas expectativas", são companheiras de jornada que tenho a benção de acompanhar, gestar, amamentar, cuidar... Quero poder saber que, mesmo que possa, até o fim de meus dias, reconhecer em seus olhos e em seus sorrisos as crianças que carreguei no colo, um dia serão mulheres, e serão as mulheres que puderem ser, que desejarem ser, e eu as amarei ainda, como hoje, com toda a possibilidade de amor que sou capaz, mesmo que já não possa simplesmente segurá-las no colo para fazê-las ir comigo onde creio que precisamos ir.
Quero poder um dia, quando for eu a mais frágil, pois esse dia há de chegar..., segurar em suas mãos e lembrar das mãos que eu segurava, à noite, para "espantar os sonhos assustadores", ao mesmo tempo em que possa ser capaz de vê-las se tornando mulheres, mães, profissionais, trilhando seus próprios caminhos, que talvez não sejam os caminhos que eu tracei para elas. Quero a benção infinita de poder amar minhas filhas para além da infância, para além de sua fragilidade de crianças, quero poder amá-las adolescentes, adultas, envelhecendo, acertando e, principalmente, fazendo coisas que eu considere erros. Quero poder amá-las como são, Luísa e Sofia, duas escolhas, duas forças, dois faróis. Quero a suprema felicidade de poder amar incondicionalmente, talvez o amor mais difícil. E saber que as mulheres que se tornarem um dia serão, em grande parte, um reflexo da mãe que pude ser hoje. Que Deus possa abençoar essa prece, esse pedido e esse desejo, e possa me ajudar a torná-lo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário