sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Minha secretária está lá em cima...

Por Vanessa Coutinho

   Em certa ocasião eu fiz análise com um terapeuta que usava a seguinte frase: "Minha secretária fica lá em cima". Eu entendia perfeitamente que o que ele queria dizer era que o mundo espiritual, o Divino, o Sagrado, o mágico, enfim, cuidavam para que o seu dia de trabalho transcorresse da melhor forma. Segundo ele, se por acaso ia trabalhar sentindo-se mal, era certo que alguns analisandos ligavam para desmarcar, ou faltavam, dando a ele a oportunidade necessária para se recuperar. 
   Lembrei dessa história porque esta semana veio me procurar uma mulher para propor determinada sociedade. Ela havia sido indicada por alguém que faz terapia comigo, e também já ouvira falar sobre meu trabalho de arteterapia com crianças por uma amiga dela, que pensava em trazer o filho para ser atendido por mim.
   Pois bem, essa mulher chegou atrasadíssima. Apesar disso, esforcei-me para ser acolhedora e recebê-la bem, e mesmo sabendo que atrapalharia todos os outros horários, não quis desmarcar nosso encontro. Ela falou sem parar por mais de uma hora, cheia de todas as certezas do mundo, não só referentes à profissão dela como também (e principalmente) à minha.
   Mesmo tendo sido ela a me procurar (e não o contrário), apresentou-se fortemente opositora diante das poucas palavras que me deixou pronunciar, e mostrou-se preocupada em saber minha religião, resposta que não dei, embora pudesse até ter dado, mas julguei que "...esse papo teu tá qualquer coisa, você já tá prá lá de Marrakeshi...".
   Questionou se eu era mística, ou esotérica, porque, segundo ela e seu saber total, os junguianos são místicos e esotéricos. Além disso, possuo alguns enfeites com características orientais em meu consultório (um espelho com moldura de elefantes, por exemplo).
   Mal sabe ela que, por ironia, temos a mesma religião (ela, é claro, encheu a boca para falar de sua fé). Quando vi em seus olhos brilharem pequenas fogueiras da Inquisição, voltadas para a bruxa (eu) sentada à sua frente, compreendi que o projeto não rolaria.




   A princípio fiquei frustrada, pois seria algo ligado à minha pesquisa de arteterapia com crianças. Depois, li no facebook o post de um amigo, com uma frase do Caio Fernando Abreu, que dizia: "Se alguém se afastou de você, foi porque Deus atendeu a seu pedido de livrar-te do mal".
   E, de repente, tudo fez enorme sentido. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário