sexta-feira, 27 de maio de 2011

PEQUENOS CONTOS

Por Vanessa Coutinho
O menino queria plantar um pé de alegria, para que sua mãe pudesse, um dia, colher um fruto, mesmo que pequeno. Ele sonhava em poder encontrar algumas sementes e plantá-las. Depois regar e ver crescer a árvore mágica.
O menino sempre via sua mãe tão triste, jamais a vira sorrir. E ele imaginava que talvez fosse o culpado por aquela tristeza pesada que a mulher carregava para onde quer que fosse.
Um dia o menino encontrou por acaso umas sementes de alegria jogadas no chão da rua. Eram poucas, ele sabia que precisaria cuidar com muito afinco para que brotassem. Mesmo assim, valia a pena tentar.
As sementes brotaram numa velha lata de leite condensado, seu tesouro maior. E, para seu espanto, deram frutos rápido, assim que os galhos se estenderam.
Eram, realmente, frutos pequenos, quase do tamanho de uma ervilha. Mas ele colheu todos com mãos cuidadosas e levou-as para que a mãe pudesse provar.
-O que é isso? - ela perguntou
-Não sei. Prova. O gosto é bom.
A mulher botou as frutas na boca mais por preguiça do que por vontade. E, pela primeira vez na vida do menino, ele a viu sorrir. Bem de leve, bem de canto. Mas ela sorriu.
Então, pegou as poucas roupas que tinha, juntou com as do menino, que também não eram muitas. Estendeu a ele a mão áspera e abriu a porta para que, juntos, fossem para longe dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário