segunda-feira, 14 de março de 2011

GENTE QUE TEM O QUE DIZER

"Cultura é tudo aquilo de que a gente se lembra após ter esquecido o que leu. Revela-se no modo de falar, de sentar-se, de comer, de ler um texto, de olhar o mundo. É uma atitude que se aperfeiçoa no contato com a arte. Cultura não é aquilo que entra pelos olhos, é o que modifica seu olhar."
José Paulo Paes

3 comentários:

  1. Vanessa,
    "Cultura não é aquilo que entra pelos olhor, é o que modifica o nosso olhar"...
    Então resolvi compartilhar com você um achado, um novo olhar... Algo que temos nos debruçado muito sobre "as mulheres que correm com lobos" de Clarrissa Estés:
    "E então, o que é a Mulher Selvagem? Do ponto de vista da psicologia arquetípica, bem como pela tradição das contadoras de histórias, ela é a alma feminina. No entanto, ela é mais do que isso. Ela é a origem do feminino. Ela é tudo o que for instintivo, tanto do mundo visível quanto do oculto - ela é a base. Cada uma de nós recebe uma célula refulgente que contém todos os instintos e conhecimentos necessários para a nossa vida.
    Ela é a força da vida-morte-vida; é a incubadora. É a intuição, a vidência, é a que escuta com atenção e tem o coração leal. Ela estimula os humanos a continuarem a ser multilíngües: fluentes no linguajar dos sonhos, da paixão, da poesia. Ela sussurra em sonhos noturnos; ela deixa em seu rastro no terreno da alma da mulher um pêlo grosseiro e pegadas lamacentas. Esses sinais enchem as mulheres de vontade de encontrá-la, libertá-la e amá-la.
    Ela é idéias, sentimentos, impulsos e recordações. Ela ficou perdida e esquecida por muito, muito tempo. Ela é a fonte, a luz, a noite, a treva e o amanhecer. Ela é o cheiro da lama boa e a perna traseira da raposa. Os pássaros que nos contam segredos pertencem a ela. Ela é a voz que diz, "Por aqui, por aqui".
    Ela é quem se enfurece diante da injustiça. Ela e a que gira como uma roda enorme. É a criadora dos ciclos. É à procura dela que saímos de casa. É à procura dela que voltamos para casa. Ela é a raiz estrumada de todas as mulheres. Ela é tudo que nos mantém vivas quando achamos que chegamos ao fim. Ela é a geradora de acordos e idéias pequenas e incipientes. Ela é a mente que nos concebe; nós somos os seus Pensamentos."

    ResponderExcluir
  2. "Ela é tudo que nos mantém vivas quando achamos que chegamos ao fim...". Assim, não chegamos verdadeiramente ao fim. Estamos diante de novas escolhas, novos caminhos. A morte simbólica daquilo que não nos serve mais como casca, e precisa abrir espaço para uma nova pele se formar. Uma nova pele, mais condizente com aquela pessoa que somos, com nossos desejos, nossos anseios e o respeito próprio.

    ResponderExcluir
  3. Vanessa,
    Você é mesmo MUITO linda!!!
    Obrigada por TUDO!!!
    Bjs, Cláudia

    ResponderExcluir